Livros



DO ROMANTISMO À ATUALIDADE: Lavras, história de uma praça.......




NOVA PUBLICAÇÃO: MEMÓRIAS & PRAÇAS HISTÓRICAS DE LAVRAS: UMA PAIXÃO


    Descobrir o passado e reatualizar o presente. Essa é proposta do novo livro recém-lançado.

Depois do sucesso do primeiro livro, (resultado do doutoramento) que relatou a história do “Complexo Paisagístico das Praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando”, surge agora, a grande obra intitulada: Memórias & Praças Históricas de Lavras: Uma Paixão. Trata-se de um resgaste dos mais completos sobre a memória cultural bem como as praças históricas, haja visto que alguns estudantes já pesquisaram, mas somente assuntos superficiais e incompletos.

 

    O tema principal do livro, contudo, é a história de quatro praças da cidade: Dr. José Esteves, Dr. Jorge, Monsenhor Domingos Pinheiro e Dona Josefina. A obra apresenta um conjunto de dados que mostram o nascimento destes espaços públicos, juntamente com suas caraterísticas arquitetônicas e paisagísticas, bem como diversas manifestações, hábitos e situações que ocorriam nos mesmos e no seu entorno. O livro possui 408 páginas com raras fotos antigas e também fotos atuais.

 

    A publicação traz um painel detalhado das espécies de plantas e árvores de cada uma das praças, com a finalidade de mostrar a sua riqueza paisagística. Dessa maneira, a obra serve como um verdadeiro manual de pesquisa sistematizado, tendo reunido dados antes dispersos, que servem tanto a pesquisadores profissionais como o público em geral.

 

    Memórias & Praças Históricas de Lavras: Uma Paixão compila inúmeras fotografias raras destas praças. Estão registrados também documentos raros do    Jardim Municipal, hoje, Praça Dr. Augusto Silva. Entre eles, se destaca o registro de autorização do pároco de Carrancas para a construção da Igreja Matriz de Lavras, datado de 1760.

 

A obra também reúne reproduções de obras assinadas por importantes artistas plásticos da cidade, tais como Rogério Figueiredo, Luiz Teixeira Silva, Carlos Frederico Hermeto Bueno, Denise Rodrigues de Lima e Valéria de Paula Ferreira, cujas obras retratam paisagens e construções da Terra dos Ipês e das Escolas.

A obra é o  resultado de um trabalho com ampla pesquisa feita em bibliotecas, arquivos públicos e privados, como o do educador, colecionador e fotógrafo, saudoso Renato Libeck.

 

   A obra é um produto intelectual, pois surgiu com o objetivo de levar aos lavrenses conhecimentos e passálos de geração em geração. “É uma relíquia de enorme valor cultural. Neste contexto, é importante destacar que a maioria dos lavrenses não conhecem a riqueza do nosso passado”.

 

A cultura é um dos instrumentos básicos dos valores que detêm um pilar de sustentação de um indivíduo e de um grupo. Assim como a memória, o património arquitetônico, paisagístico e cultural de uma população reflete aquilo que a comunidade representa”.

 

Vale a pena conhecer a obra. 




0 comentários:

Postar um comentário